PROJETO SINAL VERDE PARA TRÂNSITO SEGURO DO 6º AO 9º ANO

A Coleção “Sinal Verde para o Trânsito Seguro: Mobilidade e Cidadania” tem como principal objetivo desenvolver competências acerca do trânsito seguro repensando a mobilidade urbana e sua relação com a cidadania. Todo o conteúdo da coleção se relacionará com as diversas áreas de conhecimento.

 

Desde 2011, o governo brasileiro tem assumido o compromisso com a diminuição do número de óbitos no trânsito. O compromisso foi adotado juntamente com a ONU, por meio da campanha “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, de 2011 a 2020.

 

Essa diminuição realmente ocorreu, mas não foi exatamente na quantidade estipulada. Isso demonstrou a necessidade de redobrar os esforços para mudar esse panorama e, principalmente, evitar mortes.

 

No Brasil, os acidentes no trânsito representam a principal causa de morte de crianças entre 0 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, no país, cerca de 6 mil crianças de até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas.

 

Nesse sentido, quando falamos em programas preventivos, as campanhas educativas com as crianças do nosso país são instrumentos fundamentais para formar cidadãos conscientes de suas obrigações e de seus direitos no trânsito. Esse é o motivo principal da apresentação da Coleção “Sinal Verde para o Trânsito Seguro: Mobilidade e Cidadania”.