WhatsApp Image 2021-09-14 at 19.35.48.jpeg

PROJETO SINAL VERDE PARA TRÂNSITO SEGURO

A coleção Sinal Verde para o Trânsito Seguro está amparada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no art. 76 da Lei 9.530/97, que estabelece que a educação para o trânsito deverá ser promovida desde a pré-escola, assim como nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, “por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”.

 

Além disso, o art. 26 da Lei 9.394/96 orienta que: “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”.

 

As áreas abordadas na coleção são diversificadas, também conhecidas como transversais, e compõem a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo objetivo é complementar a Base Comum e as competências já estabelecidas.

 

Assim, propomos um material que auxilie o professor em uma jornada de desenvolvimento mais rica, didática e divertida. Além de proporcionar momentos em que os alunos possam compreender o comportamento ideal de cada indivíduo no trânsito, pensando na segurança e no bem-estar de todos, com resultados importantes em termos de responsabilidade social.

 

Nesse trabalho, existe uma abordagem lúdica apoiada em Neuroeducação que permite a construção do conhecimento da criança, com atividades que propiciam o processo de criação, significação e ressignificação do mundo e de si mesma.

 

Logo, contemplando o ensino sobre a melhor postura no trânsito e no convívio em sociedade, o material foi elaborado harmoniosamente entre os saberes acadêmicos, com base na prática de profissionais dessas áreas e em consonância à legislação educacional brasileira, como suporte didático-pedagógico aos professores.