Eventos

 

 

 

Capacitação de professores da Rede Municipal - projeto de musicalização Tixa Tixa e Quero Brincar

Rolim de Moura-RO (julho/2019)

Rolim de Moura.png

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), ofereceu nos dias 27, 28 e 29 de maio, formação continuada sobre os projetos de Musicalização Quero Brincar e Tixa Tixa para todos os professores da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental. A capacitação aconteceu no auditório do SINSEZMAT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Zona da Mata) e foi ministrada pelas autoras do material Tixa tixa e Quero brincar, Haydeé Seelling Gorosito e Fernanda Gorosito.

 

A coleção Quero Brincar - O Lúdico e a Música é composta por três volumes. Quero Brincar! Que pretende contribuir para que a música seja uma disciplina efetivamente presente na Educação Infantil, conduzindo professores e alunos a exploração do mundo musical, em uma vivência que promove a sensibilidade emocional e o aprendizado da música.

 

A coleção Tixa Tixa - Uma Lagartixa no Mundo Musical é uma coleção didática composta de cinco volumes, sendo um livro do aluno para cada ano do ensino fundamental, e livro do professor acompanhado de CD, que esclarece e exemplifica as atividades musicais propostas em sala de aula. Importante enfatizar que esta coleção não é uma cartilha ou um manual musical, mas um livro de atividades que sugere algumas possibilidades de trabalhar a música no ensino fundamental.

 

Vania Regina, Secretária Municipal de Educação, salienta que os alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Rolim de Moura já estão recebendo o material, assim como os alunos do 1º ano do Ensino fundamental.

“A formação continuada contou com muito conhecimento, musicalidade e participação efetiva dos professores da rede. É a prefeitura de Rolim e SEMEC empenhadas em capacitar os profissionais da educação e melhorar a cada dia a qualidade da educação infantil. Essa é uma preocupação do Prefeito Luizão do Trento em oferecer um ensino de alta qualidade”.

 

Publicado em: 07/06/2019 | Fonte: Assessoria para ROLNEWS

 

 

Musical Quero Brincar na Mostra Cambutadefepada - Curitiba-PR (março/2019)

6065c49ec2dec55dFoto Quero Brincar.jpg

Teatro / Musical Infantil

O Musical “Quero Brincar” surgiu do livro para educação infantil que as autoras lançaram em 2012. Neste musical para os pequeninos, vamos brincar, cantar e rir muito! São canções divertidas que trabalham também a expressão e percussão corporal.

 

Ficha Técnica:

Quero Brincar O Lúdico E A Música

Datas: 30 e 31/03/2109, 15h.
Classificação etária: livre

Direção: Gabriel Gorosito

Elenco: Gabriel Gorosito e Manuela Kochinski
Músicos: Leticia Lass e Hermes Bruchmann

Companhia: Fernanda Gorosito, Gabriel Gorosito, Haydeé Gorosito, Hermes Bruchmann, Letícia Lass, Manuela Kochinski.

 

Realizado em: 30 e 31/03/2019 | Fonte: Mostra Cambutafedapada 

 

 

Tixa Tixa - Projeto musical implantado na rede municipal atenderá 1,5 mil alunos

Presidente Médici-RO (maio/2018)

O prefeito Edilson Alencar e o deputado estadual Laerte Gomes participaram, na última quinta-feira, do encontro de Formação de Professores da Rede Municipal no Projeto Quero Brincar e Tixa Tixa, um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação através de emenda obtida pelo parlamentar no valor de R$ 302 mil com contrapartida de R$ 16 mil da Administração Municipal.  O encontro começou na quarta-feira, onde o prefeito comandou a cerimônia de abertura, e prosseguiu até sexta-feira , no Centro Cultural.  O projeto abrangerá desde todas as pré-escolas até o quinto ano da rede municipal de ensino já a partir dos próximos dias.

 

No total, mais de 1,5 mil alunos serão beneficiados com a ação do deputado que, desde o início da atual gestão, apadrinhou a Administração Edilson Alencar e tem atuado diuturnamente ao lado do Chefe do Executivo para trazer melhorias para a cidade. Além dos professores que participaram da formação, diretores e coordenadores, o evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, José Olegário da Silva; a coordenadora regional de Educação de Ji Paraná, professora Rosângela Aparecida Marum Cândido; o presidente da Câmara de Vereadores, Zezinho da Estrela e os vereadores Amaurilho, Toin da Máquina, Brito, Jaderson e Zé do Tomé; o vice prefeito José Ribeiro; o ex-prefeito Gilson Borges; o ex deputado Euclides Maciel e as professoras Haydee Seeling Gorosito e Fernanda Gorosito, criadoras do projeto. O grupo de Musicalização dos Alunos da EMEF Professor Luiz Capilla, coordenados pelo professor Wander deram um show a parte nas manhãs do encontro, cantando músicas que foram sucesso nas décadas de 80, 90 e folclóricas, levando toda a plateia a interagir.

 

A coleção Tixa Tixa – Uma Lagartixa no Mundo Musical é uma coleção didática composta de cinco volumes, sendo um livro do aluno para cada ano do ensino fundamental, e livro do professor acompanhado de CD, que esclarece e exemplifica as atividades musicais propostas em sala de aula.  A coleção aborda a educação musical como uma vivência lúdica, enriquecedora e imprescindível ao desenvolvimento infantil, considerando o ato educativo como um ato formador, construtivo e transformador, no qual o conhecimento seja uma experiência afetiva que promova o ser humano em sua totalidade, tornando os indivíduos capazes de ter uma vida plena em seus aspectos materiais, sociais e espirituais.

 

Importa enfatizar que esta coleção não é uma cartilha ou um manual musical, mas um livro de atividades que sugere algumas possibilidades de trabalhar a música no ensino fundamental. Não há a pretensão de esgotar o assunto, nem o delimitar.

 

O MATERIAL  FOI ELABORADO PARA:

  •  Dar suporte aos professores no processo de ensino e aprendizagem musical;
  • Inserir a música de forma lúdica na rotina escolar, visando a sensibilidade e conscientização musical do aluno;
  • Promover o desenvolvimento integral do aluno em consonância à atual legislação educacional brasileira, que estabelece a obrigatoriedade da disciplina de música no ensino fundamental e médio (Lei nº 11.769).

 

“Estamos extremamente empolgados em implantar o projeto em nossa rede municipal a fim de oferecer novas e modernas metodologias de ensino aos nossos alunos e assim ampliar seu leque de aprendizado. Acreditamos que a verba estará a nossa disposição em pouco mais de um mês e assim já iremos capacitar nossos professores para que, ano que vem, darmos início ao Tixa Tixa no começo do ano letivo. Mais uma vez temos muito o que agradecer ao nosso amigo de todas as horas, o deputado Laerte Gomes”, comemoraram o prefeito Edilson Alencar e o secretário de Educação, professor Olegário da Silva.

 

O deputado estadual liberou recursos para que o projeto fosse implantado em quatro municípios e Presidente Médici foi o primeiro deles a colocar o programa em ação. ”Muito mais que  uma nova atividade, a música trabalha a sociabilidade e a interação entre as crianças, auxiliando-as a tornarem-se ainda mais integradas ao processo escolar e ao cotidiano, principalmente aquelas mais tímidas. É uma grande conquista”, comemorou o prefeito Edilson Alencar.

 

Publicado em: 07/05/2018 | Autor: Wilson Guedes | Fonte e fotos: portalvoz.com.br

 

 

 

Tixa Tixa - Uma Lagartixa no Mundo Musical chega as escolas municipais

Pimenta Bueno-RO (agosto/2017)

Na manhã da ultima segunda-feira (14/08/2017), aconteceu um evento grandioso para educação municipal de Pimenta Bueno, o lançamento do livro musical TIXA TIXA que aconteceu no auditório do CDL / ACIPB, com presença de diretores e professores da rede de ensino Municipal, evento realizado pela SEMEC, contou com a presença da professora Haydée Seeling Gorosito, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/Universidade Estadual do Paraná).

 

Haydée Seeling Gorosito fala a professores, supervisores e técnicos ligados ao Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da música no desenvolvimento do educando; “Não adianta chegar e simplesmente jogar os livros nas mãos dos professores”. O nosso diferencial é justamente esse: venho de Curitiba (PR) para capacitar o professor a trabalhar com a coleção.

 

Não é somente uma coleção, a Tixa Tixa é um projeto especialmente desenvolvido para servir como suporte para que o professor que não entende de música possa trabalhar música em sala de aula.

 

A Tixa Tixa é uma coleção composta de cinco volumes, sendo um livro do aluno para cada ano do Ensino Fundamental e um livro do professor acompanhado de CD.

 

O Projeto Tixa Tixa busca orientar o professor sobre os processos de aprendizagem musical, com atividades que utilizam materiais simples e funcionais para o trabalho em sala de aula.

 

Publicado em: 15/08/2017 | Fonte/Agência: AICOM | Autor: AICOM

 

 

2° Coral de Musicalização Programa Mais Educação - Colombo-PR (dezembro/2016)

Apresentação das crianças do Programa Mais Educação com o projeto Tixa Tixa - Uma Lagartixa no Mundo musical.

 

Publicado em: 20/02/2017 e 15/12/2016 | Fonte: Alan Raffo

 

 

 

Jornal Bom Dia de Erechim - Erechim-RS (dezembro/2016)

A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios faz parte do dia a dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.

 

Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a música possui em nossa sociedade, diversas escolas de Erechim têm incluído essa modalidade de arte no cotidiano dos trabalhos escolare. O objetivo foi melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda a expressão de arte na vida dos estudantes, além de atender as diretrizes da Lei Federal nº 11.769.

 

"Sabendo que no sistema municipal de educação, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos estudantes e é vista por eles como uma atividade prazerosa, nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado em 2016 através do 'Projeto de Música', que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de educação nas turmas de educação Infantil e ensino Fundamental I", informou a coordenadora pedagógica da Anelise Fátima Bianchi.

 

"Ressaltamos que esse projeto reforça outros trabalhos e ações que já estavam em andamento em nosso município, e têm demonstrado que a arte da música contribuem para a criação de relacionamento sociocultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a escola", informou a mesma fonte.

 

Anelise também acredita  que com a inserção deste projeto no dia a dia da escola e no cotidiano da comunidade escolar erechinense o espeço de tempo dos estudantes é ocupado de maneira prazerosa, contribuindo assim para a sua formação integral dos professores, que através deste projeto receberam material didático e formação de 40horas,  ministrada pelos autores do material. "Essa formação oportunizada aos professores proporcionou novas ideias para enriquecer os planejamentos e o trabalho em sala de aula", finalizou a representante da Secretaria de Educação de Erechim.

 

Conclusão

No material distribuído à imprensa também é destacado o resultado final do projeto no encerramento de 2016. "Concluimos que este material de musicalização ofertado aos estudantes e professores, bem como a formação dada aos docentes  serviram como subsídio e enriquecimento no processo de ensino-aprendizagem. Foi uma oportunidade de agregar conhecimento histórico-cultural, que não é uma atividade inata, mas sim uma atividade construída pelo homem, uma atividade social aprendida através das interações sociais, que o professor pode utilizar esse recurso como ferramenta para ensinar e também desenvolver nos Estudantes as capacidades de imaginação, de compreensão e do respeito às regras para uma melhor convivência social, promovendo a, disciplina o que facilitará o aprendizado escola".

 

 

Publicado em: 28/12/2016 | Fonte: Da redação jornalismo@jornalbomdia.com.br

 

 

Educação realiza 2° Encontro da Formação em Musicalização - Erechim-RS (junho/2016)

Erechim Atmosferaonline.jpg

Mais de 430 professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Erechim participaram nesta quarta-feira,29, do Segundo Encontro de Formação em Musicalização. As atividades foram realizadas no Centro Cultural 25 de Julho e na Faculdade Anglicana de Erechim. Nesta quinta-feira, 30, as oficinas serão realizadas nas escolas.

 

O curso tem a meta de oportunizar a formação continuada aos professores, garantir o cumprimento da legislação vigente – Resolução 15/2010 que determina oferecer material didático-pedagógico aos estudantes e professores e qualificar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e nas escolas. “Essas oficinas servem para que os professores possam reavaliarem as atividades e melhorarem a prática desenvolvida em sala de aula. Para o município a melhorar cada vez mais a qualidade de ensino é o grande objetivo”, enfatiza a secretária de Educação, Juliane Bonez.

 

Publicado em: 29/06/2016 | Fonte: Secom | Foto: Secom

 

 

 

Quero Brincar na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Mühlen

Erechim-RS (abril/2016)

Mais de 430 professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Erechim participaram nesta quarta-feira,29, do Segundo Encontro de Formação em Musicalização. As atividades foram realizadas no Centro Cultural 25 de Julho e na Faculdade Anglicana de Erechim. Nesta quinta-feira, 30, as oficinas serão realizadas nas escolas.

 

O curso tem a meta de oportunizar a formação continuada aos professores, garantir o cumprimento da legislação vigente – Resolução 15/2010 que determina oferecer material didático-pedagógico aos estudantes e professores e qualificar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e nas escolas. “Essas oficinas servem para que os professores possam reavaliarem as atividades e melhorarem a prática desenvolvida em sala de aula. Para o município a melhorar cada vez mais a qualidade de ensino é o grande objetivo”, enfatiza a secretária de Educação, Juliane Bonez.

 

Publicado em: 29/06/2016 | Fonte: Secom | Foto: Secom

 

 

 

Professores participam de curso de musicalização na FAE - Erechim-RS (abril/2016)

Mais de 250 professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Erechim iniciaram nesta quinta-feira (31) um curso de musicalização. As atividades de formação foram realizadas no Centro Cultural 25 de Julho e na Faculdade Anglicana de Erechim. A atividade terá ainda outras duas etapas.

 

O curso tem a meta de oportunizar a formação continuada aos professores, garantir a Implementação da Lei nº 11769 de 18 de agosto de 2008 (que institui a obrigação do ensino de música em escolas públicas), oferecer material didático-pedagógico aos estudantes e professores e qualificar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e nas escolas.

 

Publicado em: 18/04/2018 | Fonte: Secom | Fotos: Secom

 

 

 

Projeto Quero Brincar capacita professores - Erechim-RS (maio/2015)

Rolim de Moura rondoniaaovivo.jpg

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), do município de Rolim de Moura, realizou nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, a formação do Projeto “Quero Brincar”, para professores da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar os professores em sala de aula, tornando cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem dinâmico, atrativo e divertido, através de atividades lúdicas. A formação foi ministrada por Fernanda Gorosito, educadora brinquedista, especialista em Psicologia Clínica e autora do material “Quero Brincar”.

Segundo a autora, sua maior especialidade é se divertir brincando com as crianças e que os professores não devem ser educadores musicais e sim brinquedistas musicais. O “Quero Brincar” é focado no projeto de música na escola, contemplando a Lei de nº 11.769 de 18 de agosto de 2008, que inclui a música na grade curricular. O objetivo da coletânea é orientar o professor sobre o processo de aprendizagem musical, em atividades que utilizam materiais simples e acessíveis.

Assim apresenta o mundo da música como uma fonte criativa para a expressão de sentimentos e facilitadora do desenvolvimento integral da criança. A musicalização proposta tem uma abordagem lúdica, que envolve folclore, brincadeiras cantadas, jogos e recreações que promovem a vivencia musical, desenvolvendo a criatividade e sensibilidade da criança de maneira alegre e espontânea. A implantação do projeto foi possível por meio de emendas parlamentares dos vereadores Vanderilo Nogueira e Fabrício Melo.

 

Publicado em: 2/05/2015 | Fonte: Da redação rondoniaaovivo.com | Foto: Assessoria

 

 

 

Brincadeiras Cantadas - Fernanda Gorosito

brincadeiras cantadas.jpg

Proporcionamos um espaço de formação de apego entre os bebês e seus pais, onde possam desenvolver ainda a sensibilidade musical, seus ritmos próprios e a liberdade de expressão, ampliar seu repertório musical como recurso de linguagem.

 

Sabemos que a música fala dentro dos corações das crianças… dando continuidade à proposta de inserir cada vez mais novos tons nas relações entre pais e filhos, idealizamos o programa Brincadeiras cantadas.

 

Queremos proporcionar um espaço de interação entre os bebês e seus pais, onde possam desenvolver a sensibilidade musical, seus ritmos próprios e a liberdade de expressão, ampliar seu repertório musical como recurso de linguagem e favorecer a socialização através de atividades com músicas criativas e sobretudo, intenso contato físico.

 

A música, como linguagem universal, age como facilitadora das relações intra e interpessoais. Acreditando na criança como ser lúdico, a brincadeira cantada valoriza o brincar como essencial no desenvolvimento do bebê.

 

As experiências lúdicas de uma criança, desde bebê, vão lhe sofisticando as representações do universo social. Pela brincadeira acontecem as adaptações, os acertos e erros, as soluções de problemas que vão torná-lo sujeito autônomo. A natureza da criança é lúdica, de movimento, de curiosidade, de espontaneidade. Negar esta natureza é negar a própria criança.

 

Uma criança com possibilidades lúdicas variadas poderá ter mais riqueza de criatividade, melhor desenvoltura em relacionamentos, capacidade crítica e de opinião. Acreditamos ainda que através da música e do brincar é possível facilitar e fortalecer a relação materna, uma das primeiras relações que a criança iniciará sua formação de caráter e valores e a partir daí, dos primeiros anos de vida, proporcionar um melhor desenvolvimento para o ser humano.

Em nossas brincadeiras cantadas, o bebê torna-se o brinquedo dos pais e os pais passam a ser o brinquedo do bebê. Venham conhecer e preparem-se para (en)cantar a vida com seus bebês!

 

A “BRINCADEIRA CANTADA” se diferencia da “Musicalização para Bebês” por não ser uma atividade que exige que o bebê cumpra com objetivos durante a aula, o foco está no brincar acompanhado de seu cuidador. A BRINCADEIRA CANTADA otimiza a relação mãe – bebê assim como valoriza a criatividade, espontaneidade e sociabilidade.

 

Pela brincadeira é que o bebê constrói seu mundo e suas relações. Se o bebê percebe que sua mãe se relaciona bem com seu brincar e brinca junto sente-se mais seguro em transpor os desafios da sua formação.

 

Fonte e foto: criancaemfoco.com.br